
O prefeito de Araçatuba, Lucas Zanatta (PL) entregou nesta quarta-feira (5) à diretoria da Santa Casa de Araçatuba, cheque simbólico de R$ 5.666.762,98, referentes às sobras do duodécimo devolvido à Prefeitura pela Legislatura anterior. O montante foi creditado diretamente na conta bancária do hospital.
Com isso, Zanatta manteve a intenção manifestada pela ex-presidente da Câmara de Vereadores, Cristina Munhoz, no final do ano passado, de repassar 100% das sobras para a Santa Casa de Araçatuba, que enfrentou no ultimo trimestre de 2024, uma das piores crises financeiras de sua história.
O repasse foi efetuado através de um convênio celebrado entre o hospital e a Secretaria Municipal de Saúde. O objeto do convênio, definido após reunião entre a diretoria do hospital, o secretário de Saúde, Daniel Ferreira Martins e a vice-prefeita Maria Ionice Zucon, foi aquisição de insumos essenciais aos atendimentos prestados aos pacientes do SUS.
Do total do repasse, 76.20% serão utilizados para compra de medicamentos, materiais cirúrgicos e materiais hospitalares para os setores de Radioterapia, Laboratório de Análises Clinicas e para a Agência Transfusional. Os 23,80% restantes serão investidos na renovação e reforço do estoque de lençóis para os leitos das alas de internação de pacientes do SUS, uniformes para as equipes de enfermagem dessas mesmas alas e campos e aventais cirúrgicos para procedimentos aos pacientes do convênio governamental.
O cheque simbólico foi entregue pelo prefeito Lucas Zanatta ao provedor da Santa Casa, Petrônio Pereira Lima e ao conselheiro Everton Silva, em evento que reuniu a vice-prefeita Maria Ionice Zucon, o secretário de Saúde Daniel Ferreira Martins, o secretário de Governo Marcelo Teixeira e a secretária da Fazenda Cláudia Sato.
Veja no vídeo mais detalhes sobre a entrega.