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14/11/2023 11:18:40 - Primeira fase do Projeto Lean na Santa Casa de Araçatuba otimiza Serviço de Urgência e Emergência

Reduções médias de três horas no tempo de avaliação por especialistas, fator que possibilita a antecipação do início de tratamentos específicos para cada patologia e a diminuição da permanência hospitalar, e de 50% no tempo de espera para acesso aos leitos de enfermaria para efetivação das internações prescritas, que antes era de até 5 horas. Esses são alguns dos avanços nos fluxos do Pronto-Socorro da Santa Casa de Araçatuba cinco meses após a implantação do 8º ciclo do Projeto Lean nas Emergências, programa do Ministério da Saúde.
 
A primeira etapa do Lean foi encerrada nesta segunda-feira (13/11) com a apresentação dos resultados alcançados na proposta de reduzir a superlotação no Serviço de Urgência e Emergência, referência para 40 municípios da região. A divulgação foi feita pela Comissão Técnica de Implementação em evento que reuniu a diretoria do hospital, autoridades de Araçatuba e representantes dos setores que atuam no Pronto-Socorro da Santa Casa de Araçatuba.
 
A instituição foi um dos 39 hospitais públicos e filantrópicos do país escolhidos para participar do 8º ciclo do Projeto Lean nas Emergências, promovido pelo Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS). A implantação do projeto em diversas instituições hospitalares do país é realizada pelos hospitais Beneficência Portuguesa, de São Paulo, Moinhos de Vento, de Porto Alegre, e Sírio-Libanês, também de São Paulo.
 
O Lean nas Emergências busca, sobretudo, reduzir a superlotação nas unidades de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos empregando a metodologia Lean - método de gestão de processos que tem como objetivo reduzir falhas e desperdícios nas operações dentro da área médica.
 
O programa foi implementado na Santa Casa de Araçatuba em junho deste ano pelo Hospital Sírio-Libanês. Os serviços de urgência e emergência da Santa Casa de Araçatuba respondem por 90% das internações de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no hospital. Seu pronto-socorro conta com 41 pontos de atendimento, dos quais 7 são destinados a casos críticos na sala vermelha e 34 a leitos de observação para pacientes adultos e pediátricos.
 
Diagnóstico e resultados
 
O primeiro diagnóstico que a equipe do Sírio-Libanês fez em relação à superlotação e fila de espera na Cross por leitos de Urgência e Emergência foi do tempo de resolutividade dos casos admitidos, considerando a espera por avaliação de especialistas e por emissão de laudos de exames diagnósticos, que impactam desde o início dos tratamentos específicos até a alta dos pacientes. Os tempos médios de espera, que eram de até 9 horas para avaliação de especialista e de 6 horas para emissão de laudos, caíram para 6 horas e 2,5 horas, respectivamente.
 
Isso foi possível graças às metodologias e ferramentas  do Lean para a melhoria da taxa de desospitalização  através da sincronia das equipes multidisciplinares envolvidas na rede dos  serviços necessários à assistência aos pacientes, com treinamento dos colaboradores.  
 
O Huddle, reunião rápida de 10 a 15 minutos entre profissionais das áreas assistenciais, administrativas e de apoio, para discussão de situações que demandam soluções imediatas, foi uma das ferramentas adotadas visando a sincronia necessária aos fluxos do Pronto-Socorro, que registra média de 2.666 atendimentos/mês e gera aproximadamente 90% das internações de pacientes do SUS. Duas vezes por dia, os integrantes da equipe multidisciplinar realizam Huddles para aprimorar o  gerenciamento e a otimização de fluxos  internos e ampliar a qualidade assistencial ao paciente.
 
Outro avanço foi o encontro de uma alternativa para melhorar a rotatividade dos leitos das enfermarias. No período que antecedeu o Lean, a maioria dos pacientes da região que recebiam alta permaneciam nos leitos por várias horas, já que dependiam da remoção por ambulâncias dos municípios. Como medida, a direção do hospital implantou a Unidade Pós-Alta Hospitalar, onde os pacientes aguardam a chegada de um familiar ou da ambulância de sua cidade para levá-los de volta para casa. A nova ala é ampla, arejada e equipada com poltronas hospitalares. Os pacientes dispõem de profissional de enfermagem para assistência e de refeições servidas pelo hospital durante o período que estiveram aguardando.
 
A transparência no andamento dos fluxos também foi estabelecida com o programa. O Pronto-Socorro da Santa Casa de Araçatuba agora possui painéis eletrônicos com informações sobre o gerenciamento dos atendimentos no Serviço de Urgência e Emergência, auxiliando os gestores no acompanhamento dos fluxos e na agilização do atendimento.
 
A instalação dos painéis foi possibilitada por uma campanha que o hospital realizou junto a setores da comunidade, por meio da qual foi possível conseguir dois televisores e mais 16 aparelhos que foram instalados em todos os quartos da Unidade de Urgência e Emergência.
 
A mobilização também refletiu em todo o complexo hospitalar, que registrava déficit de 60 televisores nas alas de internação e atendimento aos pacientes do SUS, com meta atingida em 100%.
 
"Por meio da implementação da metodologia Lean, conseguimos eliminar obstáculos que prejudicavam o fluxo dos atendimentos, causando superlotação. Isso resultou em uma abordagem mais integrada e eficaz, promovendo a otimização dos cuidados aos pacientes e garantindo uma experiência de atendimento de alta qualidade", declarou Petrônio Pereira Lima, provedor da Santa Casa de Araçatuba.

Outros resultados
1-Melhor entrosamento da equipe multidisciplinar
2-Queda de 67% do tempo de passagem do paciente pelo Pronto-Socorro. Antes do projeto, o paciente ficava em média 1.776 minutos. Hoje a média é 581 minutos
3-Queda de 60% no tempo de passagem espera para acesso ao leito de enfermaria, em relação ao início do projeto
4-Melhora no tempo de espera de avaliação  de especialistas com redução de 3 horas.  Antes era de até 9 horas
5-Adoção do Programa 5S nas Enfermarias: melhorou a organização e possibilitou redução de desperdícios
6-Estabelecer rotina de alta médica até as 10h nas enfermarias: possibilitou a implantação da Unidade Pós-Alta Hospitalar
7-Redução no tempo de permanência dos pacientes:  resultou em maior rotatividade no giro de leitos, o que contribuiu para melhorar a oferta de vagas no Pronto-Socorro
 
Próxima Etapa
Na próxima fase, o Sírio-Libanês fará durante seis meses acompanhamento do programa através de reuniões mensais on-line. As reuniões serão conduzidas pelos consultores que participaram das várias etapas da implementação do projeto em reuniões presenciais.
 
Nesse período, serão apresentados os indicadores de cada mês para que os consultores avaliem se o hospital está mantendo as metodologias aplicadas na primeira fase e os resultados obtidos com as mudanças. Ao mesmo tempo, a Comissão Técnica de Implementação da Santa Casa de Araçatuba terá de implantar novos processos previstos no Projeto Lean nas Urgências e Emergências.
 
Após os seis meses, os consultores do Sírio-Libanês farão avaliação global dos resultados. Se o hospital tiver cumprido adequadamente as metas estabelecidas pelo programa, será considerado apto para receber nova etapa do Lean para outras áreas de grande fluxo que necessitam de modernização de gestão, como o Bloco Cirúrgico e unidades internas da instituição.
 
 
Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Araçatuba:
 
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