21/09/2023 09:33:57 - Revitalizada, Pediatria da Santa Casa de Araçatuba já oferece ar refrigerado e terá televisores em todos os quartos

A Pediatria da Santa Casa de Araçatuba, ala  com 19 leitos destinados  à internação de pacientes do SUS com até 14 anos,  está com novo visual e infraestrutura completa. Nos corredores e toda área externa, o branco das paredes foi substituído pela alegria e cores de pintura lúdica.

Nesta semana, a unidade também passou a oferecer aos pacientes e acompanhantes ar refrigerado em oito dos dez quartos e aguarda que em breve, esse conforto chegue aos dois restantes. A unidade também terá televisores de 32 polegadas que serão instalados em todos os quartos.

O salto de qualidade na ambiência da Pediatria foi possibilitado tanto por doações espontâneas, quanto conseguidas pelo Setor de Captação de Recursos do hospital.  A pintura lúdica por exemplo, foi financiada com parte de uma doação de R$ 40 mil que a Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo) fez ao hospital em agosto deste ano. A doação feita pela Cooperativa, também custeou a instalação da estrutura necessária à instalação dos condicionadores de ar, totalizando investimentos de  R$ 13.200,00 nas duas ações.

A substituição de ventiladores por condicionadores de ar nos quartos foi possibilitada por doação da Central-Ar.  Em março deste ano, o empresário João Requena, proprietário da empresa,a pedido do vereador Nelsinho Bombeiro,  doou oito aparelhos de 7.500 e 10.000 BTUs, totalizando R$ 10.984,69. Nesses dias de temperatura elevada, pacientes e acompanhantes dos quartos beneficiados já estão desfrutando do conforto da refrigeração do ar ambiente.

As benfeitorias, também  vão atender outra antiga reivindicação do setor: televisores para os pacientes.  Na próxima semana será iniciada a instalação de televisores em todos os quartos. Avaliados em R$9.119,88,  os dez  equipamentos que serão instalados, fazem parte de um lote de 23 televisores doados por ouvintes do programa Jornal de Verdade, apresentado por Marcos Serelepe.

As ações que tornaram a ambiência  da Pediatria  mais acolhedora, agradável e confortável tanto para os pacientes e acompanhantes, quanto para os colaboradores das várias equipes  que atuam na assistência aos internados, totalizaram R$ 33.304,57.  “ Sem as doações recebidas, a Santa Casa de Araçatuba não teria recursos  financeiros para fazer uma revitalização tão completa e rápida na Pediatria, quanto a que foi possível realizar com esses apoios”, define Gustavo Alves, do Setor de Captação de Recursos.

Para o provedor Petrônio Pereira Lima, a melhoria na ambiência da Pediatria  “ é mais um exemplo dos benefícios que um hospital público pode passar a oferecer aos pacientes, quando a comunidade se une para ajudar a instituição”.  A Unidade de Internação II da Santa Casa de Araçatuba, ala com 50 leitos destinados à internação de pacientes do SUS,  também está sendo revitalizada em 100%, graças a doações da comunidade.

Humanização

Um dos eixos  da política nacional de humanização, a ambiência com atenção acolhedora é importante nos vários seguimentos hospitalares. “  Em uma Pediatria, no entanto, a ambiência completa, como está agora a da Santa Casa de Araçatuba é muito importante para as crianças internadas”, define Luiz Otávio Barbosa Vianna, administrador do hospital. Ele cita que a pintura nas paredes “ torna o ambiente mais lúdico e  quebra a frieza da pintura em  branco ou gelo comum dos hospitais. Isto acalma e leva as crianças exercitarem a imaginação com cada uma daquelas figuras”.

O administrador também avalia  que  o ar refrigerado e os televisores completam o bem-estar para os pacientes e acompanhantes. “ Ao mesmo tempo, esse ambiente renovado faz com os colaboradores “ sintam-se mais  valorizados”.

O médio Anderson Azevedo Dutra, responsável técnico pela Pediatria ,  afirma que “ o ambiente é parte importante do tratamento de um paciente. Cores vivas, ambiente acolhedor, lazer, todos esses elementos fazem a estadia do menor internado mais suportável, e interfere diretamente no resultado final”.