27/12/2023 13:19:25 - Santa Casa de Araçatuba é beneficiada por devolução de duodécimo da Câmara de Vereadores

A Câmara Municipal de Araçatuba devolveu R$ 647.948,51 à Prefeitura, na manhã desta quarta-feira (27/12). O cheque foi entregue pela presidente da Mesa Diretora, vereadora Cristina Munhoz (União Brasil), ao prefeito Dilador Borges (PSDB), no gabinete do chefe do Poder Executivo.

O recurso corresponde à sobra do duodécimo resultante de economia efetivada pelo Poder Legislativo ao longo do ano e será repassado à Santa Casa de Misericórdia da cidade para a compra de medicamentos e insumos cirúrgicos.

A devolução foi acompanhada pelos vereadores Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil), Regininha (Avante), Wesley da Dialogue (Podemos) e Maurício Bem Estar (PP).

Os secretários municipais João Valero dos Santos Esgalha (da Fazenda) e Arnaldo Vieira Filho Dindo (de Governo), o chefe de gabinete Deocleciano Borella Júnior, o provedor da Santa Casa Petrônio Pereira Lima e o conselheiro do hospital Fábio Blaya também participaram.

A presidente da Câmara destacou que a economia gerada neste ano superou R$ 1 milhão. “Decidimos aplicar parte desse montante na amortização da dívida que a Câmara tem com o Fundo de Complementação dos servidores municipais. Por isso, estamos devolvendo à Prefeitura o valor de R$ 647,9 mil para ajudar a suprir as necessidades da Santa Casa”, explicou Cristina Munhoz.

Para o prefeito Dilador Borges, a devolução da sobra do duodécimo representa o compromisso da Câmara com a gestão do dinheiro público. “Isso demonstra para a sociedade que o Legislativo também trabalha com responsabilidade fiscal e economia. Vamos repassar esse recurso para a Santa Casa, pois sabemos que o hospital passa por dificuldades para cumprir com os seus compromissos”, ressaltou.

O provedor da Santa Casa agradeceu o repasse. “Esse valor equivale às despesas de 28 horas de atividades da Santa Casa. Por isso, agradecemos em nome da diretoria e dos pacientes dos 40 municípios atendidos”, afirmou Petrônio Pereira Lima.

O duodécimo corresponde a um percentual do orçamento municipal, repassado pela Prefeitura à Câmara para a manutenção e custeio das atividades legislativas. A devolução do saldo remanescente deve ocorrer até o dia 31 de dezembro de cada ano.

Fonte: Assessoria de Comunicação: Suzy Faria // Fotos: Angelo Cardoso