Primeira fase do Projeto Lean na Santa Casa de Araçatuba otimiza Serviço de Urgência e Emergência |
Programa foi implantado no hospital em junho, visando reduzir a superlotação no setor
A Santa Casa de Araçatuba anunciou nest segunda -feira (13) os resultados alcançados na primeira fase do Projeto Lean, com a proposta de reduzir a superlotação no Serviço de Urgência e Emergência, uma das 26 especialidades de alta complexidade através das quais a instituição é referência para 40 municípios da região. A cerimônia de divulgação reuniu autoridades da área da Saúde e gestores do hospital. A Santa Casa de Araçatuba foi um dos 39 hospitais públicos e filantrópicos do país escolhidos para participar do 8º ciclo do Lean nas Emergência, projeto, promovido pelo Ministério da Saúde e desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS). A ação conta com a colaboração do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Moinho de Vento e Hospital Sírio Libanês. O Lean nas Emergências busca, sobretudo, reduzir a superlotação nas unidades de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil, empregando a metodologia Lean - método de gestão de processos que tem como objetivo reduzir as falhas e desperdícios nas operações dentro da área médica. O programa foi implementado na Santa Casa de Araçatuba em junho deste ano, com a administração do Hospital Sírio Libanês. Os serviços de urgência e emergência da Santa Casa de Araçatuba correspondem a cerca de 90% das internações de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Seu pronto-socorro conta com 40 pontos de atendimento, dos quais 7 são destinados a casos críticos na sala vermelha e 33 a leitos de observação para pacientes adultos e pediátricos. Diagnóstico e resultados O primeiro diagnóstico que a equipe do Sirio-Libânes fez em relação à superlotação e fila de espera na Cross por leitos de Urgência e Emergência foi a desproporção entre a quantidade de admissões de pacientes e das altas hospitalares. No fim de junho, a Santa Casa de Araçatuba registrava média diária de 54 internações de pacientes em Urgência e Emergência e 43 altas hospitalares. Com dados coletados sobre os tempos utilizados em todos os processos, a equipe do Lean apontou o tempo de espera para avaliação por especialistas e de emissão de laudos de exames de imagem e clínicos como os principais fatores que contribuíam para a desproporção entre admissão de pacientes e altas médicas, e refletiam na falta de leitos de enfermaria e UTI. Foram implantadas, então, metodologias e ferramentas para reduzir a taxa de desospitalização através da sincronia das equipes multidisciplinares envolvidas na rede dos serviços necessários à assistência aos pacientes, com treinamento dos colaboradores. Também foi identificado que a maioria dos pacientes da região que recebiam alta, permaneciam nos leitos por várias horas, já que dependiam da remoção por ambulâncias dos municípios. Como medida, a direção do hospital implantou a Unidade Pós-Alta Hospitalar, com profissional de Enfermagem para assistência, onde os pacientes são encaminhados para aguardarem a chegada de um familiar ou a ambulância de sua cidade para levá-lo de volta para casa. A nova ala é ampla, arejada e equipada com poltronas hospitalares. Os pacientes dispõem de um profissional de enfermagem para algum tipo de assistência que seja necessária e refeições servidas pelo hospital durante o período que estiveram aguardando. Outro avanço foi a instalação de painéis eletrônicos com informações sobre o gerenciamento dos atendimentos no Serviço de Urgência e Emergência, auxiliando os gestores no acompanhamento dos fluxos e na agilização do atendimento. A instalação dos painéis foi possibilitada por uma campanha que o hospital realizou junto a alguns setores da comunidade, a qual foi possível conseguir dois televisores e mais 16 aparelhos que foram instalados em todos os quartos da Unidade de Urgência e Emergência. A mobilização também refletiu em todo o complexo hospitalar, que registrava déficit de 60 televisores nas alas de internação e atendimentos aos pacientes do SUS, com meta atingida em 100%. "Por meio da implementação da metodologia Lean, conseguimos eliminar obstáculos que prejudicavam o fluxo de atendimentos, causando superlotação. Isso resultou em uma abordagem mais integrada e eficaz, promovendo a otimização dos cuidados aos pacientes e garantindo uma experiência de atendimento de alta qualidade", declarou Petrônio Pereira Lima, provedor da Santa Casa de Araçatuba.
Serviço: Encerramento da primeira fase do projeto Lean e divulgação dos resultados Data: 13 de novembro (segunda-feira) Hora: às 14h Local: Rua Rio de Janeiro, n° 120 - Anfiteatro da Santa Casa de Araçatuba (6º andar)
Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Araçatuba: Roselana Aguiar- imprensa@santacasadearacatuba.com.br – (18) 99783-2157 WhatsApp Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7529-0140 WhatsApp Viviane Bucci – viviane@predicado.com.br (11) 9 93072-8305 WhatsApp |