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12/11/2023 20:44:32 - Santa Casa de Araçatuba e o sucesso do Projeto Lean nas Emergências

Primeira fase do Projeto Lean na Santa Casa de Araçatuba otimiza Serviço de Urgência e Emergência

Programa foi implantado no hospital em junho, visando reduzir a superlotação no setor

 

 A Santa Casa de Araçatuba anunciou nest segunda -feira (13)  os resultados alcançados na primeira fase do Projeto Lean, com a proposta de reduzir a superlotação no Serviço de Urgência e Emergência, uma das 26 especialidades de alta complexidade através das quais a instituição é referência para 40 municípios da região. A cerimônia de divulgação reuniu autoridades da área da Saúde e gestores do hospital.

A Santa Casa de Araçatuba foi um dos 39 hospitais públicos e filantrópicos do país escolhidos para participar do 8º ciclo do Lean nas Emergência, projeto, promovido pelo Ministério da Saúde e desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS). A ação conta com a colaboração do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Moinho de Vento e Hospital Sírio Libanês.

O Lean nas Emergências busca, sobretudo, reduzir a superlotação nas unidades de urgência e emergência de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil, empregando a metodologia Lean - método de gestão de processos que tem como objetivo reduzir as falhas e desperdícios nas operações dentro da área médica.

O programa foi implementado na Santa Casa de Araçatuba em junho deste ano, com a administração do Hospital Sírio Libanês. Os serviços de urgência e emergência da Santa Casa de Araçatuba correspondem a cerca de 90% das internações de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Seu pronto-socorro conta com 40 pontos de atendimento, dos quais 7 são destinados a casos críticos na sala vermelha e 33 a leitos de observação para pacientes adultos e pediátricos.

Diagnóstico e resultados

O primeiro diagnóstico que a equipe do Sirio-Libânes fez em relação à superlotação e fila de espera na Cross por leitos de Urgência e Emergência foi a desproporção entre a quantidade de admissões de pacientes e das altas hospitalares. No fim de junho, a Santa Casa de Araçatuba registrava média diária de 54 internações de pacientes em Urgência e Emergência e 43 altas hospitalares.

Com dados coletados sobre os tempos utilizados em todos os processos, a equipe do Lean apontou o tempo de espera para avaliação por especialistas e de emissão de laudos de exames de imagem e clínicos como os principais fatores que contribuíam para a desproporção entre admissão de pacientes e altas médicas, e refletiam na falta de leitos de enfermaria e UTI.

Foram implantadas, então, metodologias e ferramentas para reduzir a taxa de desospitalização através da sincronia das equipes multidisciplinares envolvidas na rede dos serviços necessários à assistência aos pacientes, com treinamento dos colaboradores.

Também foi identificado que a maioria dos pacientes da região que recebiam alta, permaneciam nos leitos por várias horas, já que dependiam da remoção por ambulâncias dos municípios. Como medida, a direção do hospital implantou a Unidade Pós-Alta Hospitalar, com profissional de Enfermagem para assistência, onde os pacientes são encaminhados para aguardarem a chegada de um familiar ou a ambulância de sua cidade para levá-lo de volta para casa. A nova ala é ampla, arejada e equipada com poltronas hospitalares. Os pacientes dispõem de um profissional de enfermagem para algum tipo de assistência que seja necessária e refeições servidas pelo hospital durante o período que estiveram aguardando.

Outro avanço foi a instalação de painéis eletrônicos com informações sobre o gerenciamento dos atendimentos no Serviço de Urgência e Emergência, auxiliando os gestores no acompanhamento dos fluxos e na agilização do atendimento.

A instalação dos painéis foi possibilitada por uma campanha que o hospital realizou junto a alguns setores da comunidade, a qual foi possível conseguir dois televisores e mais 16 aparelhos que foram instalados em todos os quartos da Unidade de Urgência e Emergência.

A mobilização também refletiu em todo o complexo hospitalar, que registrava déficit de 60 televisores nas alas de internação e atendimentos aos pacientes do SUS, com meta atingida em 100%.

"Por meio da implementação da metodologia Lean, conseguimos eliminar obstáculos que prejudicavam o fluxo de atendimentos, causando superlotação. Isso resultou em uma abordagem mais integrada e eficaz, promovendo a otimização dos cuidados aos pacientes e garantindo uma experiência de atendimento de alta qualidade", declarou Petrônio Pereira Lima, provedor da Santa Casa de Araçatuba.

 

Serviço:

Encerramento da primeira fase do projeto Lean e divulgação dos resultados

Data: 13 de novembro (segunda-feira)

Hora:  às 14h

Local: Rua Rio de Janeiro, n° 120 - Anfiteatro da Santa Casa de Araçatuba (6º andar)

 

Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Araçatuba:

Roselana Aguiar- imprensa@santacasadearacatuba.com.br – (18) 99783-2157 WhatsApp

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br – (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Viviane Bucci – viviane@predicado.com.br (11) 9 93072-8305 WhatsApp

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