Notícias


23/07/2025 09:21:24 - Santa Casa de Araçatuba ganha apoio da deputada Ana Perugini na luta por equipamento de radioterapia

A luta da Santa Casa de Araçatuba por um novo acelerador linear ganhou novos aliados e mais uma possibilidade: o apoio da deputada estadual Ana Perugini (PT) e a chance de pleitear dois equipamentos através de programas do Ministério da Saúde: o Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica), que beneficia projetos voltados à radioterapia em instituição que possua casamata ("bunker") vazia, e o PERSUS II (Plano de Expansão da Radioterapia no SUS), que contempla instituições para substituição de equipamento obsoleto. A deputada esteve no hospital e conheceu os projetos encaminhados ao governo federal. “Nós vamos fazer o acompanhamento desses projetos junto ao ministério. Quando se trata de oncologia, o tempo corre muito contra nós”, afirmou a deputada, destacando a necessidade de “vencer a demanda da fila de espera” represada na pandemia.

A Santa Casa pleiteia um equipamento novo desde 2023 e vê agora suas chances aumentarem porque preenche os requisitos dos programas. Recentemente, o ministro Alexandre Padilha anunciou a compra de 121 novos aceleradores lineares para fortalecer o atendimento oncológico no Sistema Único de Saúde (SUS). Com dois aceleradores lineares, o hospital conseguirá reduzir o tempo de espera pela radioterapia e iniciar os tratamentos precocemente. A Central de Radioterapia trata em média 70 pacientes/dia e tem dificuldades para acolher a demanda média de 60 casos novos por mês. A unidade é um dos elos do Serviço de Oncologia da Santa Casa, referência para 40 municípios da região no tratamento de todos os tipos de câncer, exceto retinoblastoma (câncer de olho).

Acompanhada de Adriana Lopes Zar, que representou o presidente regional do Partido dos Trabalhadores, Fernando Zar, que agendou a visita, a deputada Ana Perugini se reuniu com o gestor de Relações Institucionais e Governamentais, Márcio Neres, representando a diretoria da Santa Casa, e com a articuladora de Humanização da Secretaria Estadual de Saúde, Valdinéia Soares Galindo, que também acionou a deputada por seu comprometimento com a saúde pública. “A deputada veio conhecer de perto os nossos projetos e está determinada a nos ajudar nessa causa, principalmente em relação ao projeto da radioterapia em que estamos para adquirir esses dois equipamentos”, comentou Neres.

Valdinéia Galindo também destacou a importância do apoio da deputada para acelerar o processo junto ao ministro Alexandre Padilha. “A vinda da deputada demonstra o compromisso e o interesse dela em nos ajudar”, afirmou. O encontro foi um desdobramento importante do processo formalizado pelo hospital e transformado em pauta da Rede Oncológica do DRS de Araçatuba, que atua na organização e estruturação de serviços de saúde voltados ao tratamento do câncer na região de Araçatuba.

 

 


Compartilhe: