27/07/2023 19:39:11 - Santa Casa de Araçatuba pede apoio ao Rotary Club para equipar expansão da UTI Neonatal e Pediátrica

Em visita realizada nesta quinta-feira (27/7) na Santa Casa de Araçatuba, o governador do Rotary Club Distrito 4470, Paulo César Branquinho disse que vai estudar, em conjunto com os clubes locais e a Fundação Rotária, uma solução para ajudar o hospital adquirir equipamentos necessários à instalação de mais dez leitos intensivos neonatais e pediátricos.

O pedido foi apresentado pelo provedor Petrônio Pereira Lima que já tem da Secretaria Estadual de Saúde o compromisso de ampliação da quantidade de leitos da Neonatal e Pediátrica. No total, o hospital possui 20 leitos intensivos distribuídos em duas UTIs para atender 40 cidades da região de Araçatuba. Desde o inicio do ano, estas unidades têm trabalhado com superlotação, que em alguns períodos totalizou 30 crianças internadas.

Para a montagem dos novos leitos serão necessários monitores multiparâmetros e ventiladores mecânicos para cada leito e também para o transporte de pacientes que precisam ser levados a unidades de apoio do hospital, como por exemplo, o Centro Cirúrgico e serviços de exames de diagnóstico. O custo orçado dos equipamentos é de aproximadamente R$ 1 milhão.

“Pelo valor do projeto precisaremos de subsídios globais que demandam parcerias internacionais”, disse Branquinho ao informar que a Fundação Rotária é um desses braços financeiros. Apesar da complexidade das ações necessárias para aprovação ou não do aporte, o governador apontou como via mais rápida e viável, a aquisição de parte dos equipamentos através de recursos distritais. “ Trata-se de um pleito é justo. Estivemos visitando a unidade e vimos a necessidade de mais leitos e desse material”.

Acompanhado de sua esposa Marília Aparecida Bravo Branquinho, o governador, que assumiu o cargo no inicio deste mês, começou por Araçatuba as visitas protocolares aos 76 clubes que integram o Distrito 4470 que compreende uma área binacional que engloba Rotarys dos Estados de São Paulo e Mato Grosso Sul, e do Paraguai. Na região de Araçatuba, o Distrito 4470 abrange de Avanhandava à Castilho.

Na visita ao hospital, o governador foi acompanhando pelo presidente do Rotary Clube de Araçatuba Centenário, Willyans Biondo e sua esposa Roseli, da governadora assistente   Daniela Fiorotto, e de Nei Guariza e Sidnei Gomes da Rocha integrantes do clube.

Acompanhada do vice-provedor José Wagner Trivelatto, a comitiva visitou a UTI Neonatal e Pediátrica, a UTI Neonatal e o Banco de Coleta de Leite de Humano, unidades que têm recebido doações constantes do Centenário.

“Ficamos impressionados com o trabalho e o comprometimento das pessoas aqui da Santa Casa, o comprometimento dos companheiros de Rotary desta cidade, e a parceria entre ambas instituições.  Os companheiros daqui fazem um trabalho excepcional junto à comunidade e são referência no Distrito 4470”, afirmou o governador.

Branquinho convidou a sociedade local e regional para conhecer “o Rotary e a grandiosidade da nossa instituição, que está presente em mais de 200 países. O que fazemos e fazemos muito bem é ajudar as pessoas. Quem também tiver esse espirito de solidariedade, procure o Rotary”.