Notícias


10/02/2025 09:30:57 - Santa Casa de Araçatuba recebe representantes de Birigui para conhecer  Programa de Residência Médica

O interventor e integrantes da comissão técnica do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Birigui estiveram na Santa Casa de Araçatuba em busca de informações práticas sobre o Programa de Residência Médica (PRM) que mantém 10 cursos de especialização e já formou 96 especialistas em 8 anos de funcionamento.

Fernando Gonçalves, o interventor, e as enfermeiras Sirlei de Paula Pereira (gerente assistencial) e Vanessa Ribeiro foram recebidos  pelo provedor Petrônio Pereira Lima, o coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Rafael Saad, o diretor clínico Silvio Bianco, o diretor técnico Ronaldo Chiderol, o superintendente Luiz Otávio Barbosa Vianna, o procurador jurídico Nelson Gratão e o conselheiro Fábio Blaya.

Criado há dois anos e com 12 vagas nas duas especialidades instaladas, Clínica Médica (6)  e Ginecologia e Obstetrícia (6), o processo seletivo do PRM de Birigui registrou em 2024 crescimento de 860% em relação ao ano anterior. Foram 86  inscritos contra 10 em 2023.

“O aumento da procura motivou a nossa busca por melhorias na Residência”, afirmou o interventor Fernando Gonçalves ao explicar o objetivo da visita. “Viemos conhecer o funcionamento da Residência de Araçatuba para fazermos as adequações a fim de capacitar melhor os profissionais que estão cursando a nossa Residência e, consequentemente, colocar no mercado médicos qualificados visando a melhoria do atendimento aos pacientes.”

“É importante passar a nossa experiência para as instituições que estão crescendo com a Residência Médica. Trocar essas experiências, sugestões e dicas ajuda tanto na melhoria dos programas quanto no serviço. E obviamente que uma boa Residência Médica resulta em bons atendimentos para nossa população”, afirmou o professor-doutor Rafael Saad, coordenador da Coreme da Santa Casa de Araçatuba.

 

Com 126 leitos, dos quais aproximadamente 70% são de pacientes em enfermarias e UTI de Clínica Médica, a Santa Casa de Birigui é a primeira referência de média complexidade para 10 municípios de sua microrregião. “O desafio é melhorar tanto a parte hospitalar quanto a Atenção Básica (UBSs). Esse é o objetivo da prefeita Samanta Borini, que criou uma equipe técnica para realizar um trabalho em rede voltado ao atendimento dos pacientes da Atenção Básica, Urgência e Emergência e internação hospitalar”, detalhou Gonçalves.

 

 

 

 

Compartilhe: