13/09/2023 11:42:50 - Santa Casa de Araçatuba terá tecnologia Semantix Brasil, para monitorar fluxos

As gestões do Serviço de Urgência e Emergência, do Núcleo Interno de Regulação e a administração da Santa Casa de Araçatuba passarão a contar com painéis, que em tempo real oferecerão informações e indicadores sobre os fluxos de atendimentos de emergência e internações.

Os painéis, que serão acessíveis através dos computadores desses setores, foram desenvolvidos pela Semantix Brasil, empresa especializada em soluções em Big Data, I.A., IoT, Quantum Computing, Integrações e APIs.  Com vários clientes da área de Saúde, dentre os quais hospitais privados, a empresa está agora direcionando sua tecnologia aos hospitais filantrópicos e incluiu a Santa Casa de Araçatuba no projeto piloto. “Com isso a Semantix passa a conhecer todas as demandas dos fluxos de um hospital público para que o produto final esteja totalmente ajustado às necessidades destas instituições”, explica o administrador da Santa Casa, Luiz Otávio Barbosa Vianna.

A adesão da Santa Casa de Araçatuba ao sistema foi consolidada durante reunião virtual realizada ontem (12/9). A tecnologia será oferecida gratuitamente ao hospital e deverá ser implantada até o inicio do mês de outubro.

O painel do Serviço de Urgência e Emergência mostrará em tempo real a quantidade de pacientes admitidos, quantos estão aguardando para classificação de riscos, consultas e exames, e o tempo médio com que a providência está sendo consolidada, dentre outros indicadores.  O monitoramento desses tempos oferecerá ao gestor da área condições para ajustar ao ideal e acelerar o que for necessário para agilizar os fluxos e desafogar o Serviço.

O segundo painel oferecerá, também em tempo real informações sobre as internações, com total de pacientes internados, quantos tiveram altas e ainda não deixaram os leitos média de permanência nos leitos, quantos aguardam internação e outras informações relevantes do setor.

“São painéis com farto volume de informações que possibilitarão aos gestores diretos e a nós da administração intervir sempre que necessários para ajustar o atendimento das demandas”, afirma Vianna.