Um paciente de 71 anos, de Santo Antônio do Aracanguá, em tratamento de câncer de próstata na Santa Casa de Araçatuba, passou pela primeira prostatectomia radical por videolaparoscopia realizada a paciente do SUS, que financia apenas a modalidade de cirurgia aberta.
O procedimento foi realizado pelos oncourologistas dr. João Luiz Avanço, dra. Amanda Miyuki Aguiar e dr. Marco Antônio Hirasaki, integrantes do Serviço de Urologia da Santa Casa de Araçatuba.
A prostatectomia radical é um procedimento cirúrgico realizado para a retirada completa da próstata e tem como alvo remover todas as células cancerígenas para a cura do paciente. O urologista dr. João Luiz Avanço explica que a utilização da videolaparoscopia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo realizado através de pequenas incisões no abdômen, por onde são inseridos instrumentos finos e uma câmera de alta definição (laparoscópio).
" Essa técnica tem muitos benefícios em relação ao método de cirurgia aberta. O procedimento é mais rápido, tem menor taxa de sangramento e, consequentemente, menor necessidade de transfusão e menos tempo de internação, o que reduz os custos hospitalares, menos dor e recuperação mais rápida do paciente”, explicou o especialista.
A utilização da videolaparoscopia em procedimentos urológicos é um dos avanços possibilitados pela preocupação dos especialistas do Serviço da especialidade em relação à excelência dos tratamentos e à gestão dos recursos pela diretoria executiva para realização de cirurgias eletivas.
Esses esforços ganharam um importante aliado para procedimentos em pacientes oncológicos. A Campanha de Combate ao Câncer de Araçatuba, através das voluntárias que atuam no Centro de Tratamento Oncológico (CTO), está financiando os materiais necessários às cirurgias laparoscópicas.

 
  
         
  
  
  
		  Institucional
 Institucional
            
             
                    