
O vereador Ícaro Morales (Cidadania), anunciou a conquista de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil, obtida com o deputado Rafa Zimbaldi (Cidadania), e que será destinada para a Santa Casa de Araçatuba.
De acordo com ele, o recurso será destinado à compra de mais aparelhos de ar-condicionado para serem instalados no hospital, contribuindo para melhorar as condições de atendimento e proporcionar mais conforto para os pacientes e profissionais de saúde.
A diretoria da Santa Casa de Araçatuba decidiu investir os recursos na efetivação da segunda etapa de um projeto macro de climatização no hospital. Na primeira etapa do projeto de climatização no hospital, realizada em novembro do passado no Dia de Doar, foram arrecadados 55 condicionadores de ar para 88 leitos do SUS e quatro unidades de atendimento. A campanha também conseguiu reformas e climatização de duas recepções.
“ Agora, com os R$ 200 mil da emenda conseguida pelo vereador Ícaro Morales, o hospital dará início à segunda etapa do projeto: substituição de condicionadores no Hospital do Rim” , informa o provedor Petrônio Pereira Lima. O projeto será iniciado quando o valor da emenda for creditado para o hospital.
Serão necessários 42 condicionadores de ar 12.000 BTUs (6), 18.000 BTUs (20), 48.000 BTUs (3) e 60.000 BTUs (13), que após 11 anos de uso ininterruptos estão com a duração útil vencida e precisam ser substituídos. “ Serão priorizados os aparelhos de maior potência, das áreas onde são realizadas as sessões de hemodiálise" informa o provedor ao destacar " a sensibilidade do parlamentar em relação à necessidade de o hospital garantir bem-estar aos pacientes que necessitam desta terapia".
Tramitação
De acordo com o setor de Convênio Públicos, da Santa de Araçatuba, a emenda do deputado estadual Rafa Zimbaldi já foi lançada na plataforma de recursos parlamentares do DRS.
Márcio Neres, gestor de Relações Institucionais e Governamentais do hospital, explica que esta é a primeira parte da tramitação da emenda parlamentar. Após a conclusão desta etapa, o hospital terá de apresentar o Plano de Trabalho e respectivos orçamentos dos bens que serão adquiridos com a verba. Após a aprovação de ambos os recursos serão creditados para o hospital.
Hospital do Rim
Inaugurado em 2014 com 27 máquinas, 180 pacientes e média de 1,8 mil sessões de hemodiálise por mês, o Hospital do Rim dobrou os atendimentos, em 11 anos de existência. Agora são 60 máquinas, 338 pacientes e média mensal de 4.160 sessões de hemodiálise/mês, até o mês de abril serão a abertas mais 60 vagas. Está prevista também aquisição de 48 maquinas com recursos da emenda apresentada pelo deputado federal Ricardo Salles.
O HR funciona em três turnos que começam às 5h e terminam as 21h. A climatização precisa ser 24 horas nos principais setores. Daí o desgaste dos condicionadores.
“O recurso decorrente da emenda conquistada pelo vereador Ícaro Morales vai possibilitar a substituição de boa parte desses condicionadores de ar. Com priorização dos de maior potência das áreas onde são realizadas as sessões de hemodiálise”, informa o provedor Petrônio Pereira Lima, ao destacar a sensibilidade do vereador em relação à necessidade de o hospital garantir bem-estar aos pacientes que necessitam desta terapia.