É o acréscimo pecuniário ao valor da taxa mensal de manutenção, por período determinado, em contraprestação pelo atendimento imediato de doença e/ou lesões preexistentes, respeitadas as carências. A aceitação do agravo é opcional, podendo o usuário optar pela extensão das carências para aquela doença específica, pelo prazo de 24 meses.
É a Agência Nacional de Saúde Suplementar, vinculada ao Ministério da Saúde. Funciona como órgão de regulação, normatização, controle e fiscalização das atividades que garantam a assistência suplementar à saúde, incluindo a autorização de reajustes do valor dos planos e a definição do rol de procedimentos médicos.
É a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, órgão de regulação vinculado ao Ministério da Saúde. Tem como finalidade promover a proteção da saúde da população por intermédio do controle sanitário da produção e da comercialização de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados. Além disso, a Agência exerce o controle de portos, aeroportos e fronteiras e a interlocução junto ao Ministério das Relações Exteriores e instituições estrangeiras para tratar de assuntos internacionais na área de vigilância sanitária.
Parte da estatística que calcula os custos dos planos de saúde, seguros, com base em riscos e utilização.