Imprensa
Termos Médicos
Termos de Saúde Complementar
Termos Médicos
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
CA
Abreviatura de câncer.
Cadeia de Transmissão (epidemiológica)
É a caracterização dos mecanismos de transmissão de um agente infecioso, envolvendo os suscetíveis, os agentes patogênicos e os reservatórios.
Câimbras
Contrações involuntárias, espasmódicas e dolorosas de um ou mais músculos.
Cálculo
Formação sólida, produto da precipitação de diferentes substâncias dissolvidas nos líquidos corporais, podendo variar em sua composição segundo diferentes condições biológicas. Podem ser produzidos no sistema biliar (cálculos biliares) e nos rins (cálculos renais) e serem formados de colesterol, ácido úrico, oxalato de cálcio, pigmentos biliares, etc.
Caloria
Unidade de medida universal utilizada para descrever a quantidade de energia que é gerada por diferentes alimentos. As gorduras são as que contêm mais calorias (nove Kcal[lê-se quilocalorias] por grama), seguidas pelos carboidratos e proteínas (quatro Kcal por grama).
Câncer
Crescimento anormal de um tecido celular, capaz de invadir outros órgãos a nível local ou à distância (metástases).
Câncer de Mama
Tumor maligno da glândula mamária.
Câncer de Pulmão
Proliferação anormal e sem limites das células originárias dos pulmões levando ao aparecimento de massas.
Cancerígenos Químicos
Substâncias cuja absorção pelo organismo, seja pela pele, por inalação ou por ingestão, levam à produção de mutações que provocam a transformação celular.
Carcinógeno
Qualquer substância que produza o câncer.
Carcinoma
Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
Carcinoma Papilífero
Tumor maligno mais freqüente da glândula tireóide, normalmente de comportamento não agressivo.
Candidíase
É o nome da infecção produzida pela Candida albicans, um fungo que produz doença em mucosas, na pele ou em órgãos profundos (candidíase sistêmica).As infecções profundas podem ser mais freqüentes em pessoas com deficiência no sistema imunológico (pacientes com câncer, AIDS, etc.).
Caquexia
Estado de involução geral caracterizado por perda de peso, astenia e incapacidade de desempenhar atividades mínimas. Pode acompanhar estados terminais das doenças crônicas (SIDA, insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória). Também se pode aplicar este termo a um órgão determinado, quando o mesmo se encontra afetado por um transtorno incapacitante terminal (caquexia cardíaca).
Capacidade Vetorial

Propriedade do vetor, mensurada por meio de parâmetros como abundância, sobrevivência e grau de domiciliação. É relacionada à transmissão do agente infeccioso em condições naturais.

Cápsula Articular
Tecido conjuntivo que envolve as articulações.
Capurro
Método de Sistema de avaliação da idade gestacional do recém-nascido, baseado em critérios físicos e neurológicos.
Cardiologia
Tratamento das doenças do coração (hipertensão, por exemplo).
Cardiomegalia
É o termo utilizado para o aumento do tamanho do coração. Pode ser produzida por hipertensão arterial, doença coronariana, insuficiência cardíaca, doença de Chagas, etc.
Cardiopatia isquêmica
Doença ocasionada por um déficit na circulação nas artérias coronarianas e outros defeitos capazes de afetar o aporte sangüíneo para o músculo cardíaco.É evidenciada por dor no peito (ver angina do peito), arritmias, morte súbita ou insuficiência cardíaca.
Cáries
Destruição do esmalte dental produzida pela proliferação de bactérias na cavidade oral.
Caráter Antigênico
Combinação química dos componentes antigênicos de um agente, cuja combinação e componentes são únicos, para cada espécie ou cepa do agente, sendo responsável pela especificidade da imunidade resultante
Caracteres Epidemiológicos
Modos de ocorrência natural das doenças em uma comunidade, em função da estrutura epidemiológica da mesma.
Cardiomioplastia
Cirurgia destinada a melhorar o bombeamento do sangue exercido pelo coração quando as paredes musculares de seus ventrículos estão com sua capacidade contrátil muito diminuída devido a sucessivos infartos ou miocardites. Tal cirurgia consta da dissecção do músculo grande dorsal da parede do tórax e de sua introdução no interior da caixa torácica utilizando-o para envolver o coração a fim de comprimir ritmicamente os ventrículos a cada batimento cardíaco. Um equipamento eletrônico, denominado marcapasso, implantado abaixo da pele e ligado ao músculo grande dorsal permite sua contratação rítmica.
Caso
Pessoa ou animal infectado ou doente apresentando características clínicas, laboratoriais e/ou epidemiológicas específicas
Caso Autóctone
Caso contraído pelo enfermo na zona de sua residência.
Caso Confirmado
Pessoa de quem foi isolado e identificado o agente etiológico ou de quem foram obtidas outras evidências epidemiológicas e/ou laboratoriais da presença do agente etiológico, como por exemplo, a conversão sorológica em amostras de sangue colhidas nas fases aguda e de convalescência. Esse indivíduo pode ou não apresentar a síndrome indicativa da doença causada pelo agente. A confirmação do caso está sempre condicionada à observação dos critérios estabelecidos pela definição de caso, que, por sua vez, está relacionada ao objetivo do programa de controle da doença e/ou do sistema de vigilância.
Caso-Controle
Estudos de Tipo de estudo epidemiológico no qual se busca aferir uma associação entre um determinado fator de risco e a ocorrência de uma determinada doença, em grupos selecionados a partir da presença ou ausência da doença em questão.
Caso Esporádico
Caso que, segundo informações disponíveis, não se apresenta epidemiologicamente relacionado a outros já conhecidos
Caso Índice
Primeiro entre vários casos de natureza similar e epidemiologicamente relacionados. O caso índice é muitas vezes identificado como fonte de contaminação ou infecção.
Caso Importado
Caso contraído fora da zona onde se fez o diagnóstico. O emprego dessa expressão dá a idéia de que é possível situar, com certeza, a origem da infecção numa zona conhecida.
Caso Induzido
Caso de uma determinada doença que pode ser atribuído a uma transfusão de sangue ou a outra forma de inoculação parenteral, porém não à transmissão natural. A inoculação pode ser acidental ou deliberada e, neste caso, pode ter objetivos terapêuticos ou de pesquisa.
Caso Introduzido
Na terminologia comum, esse nome é dado aos casos sintomáticos diretos, quando se pode provar que os mesmos constituem o primeiro elo da transmissão local após um caso importado conhecido.
Caso Presuntivo
Pessoa com síndrome clínica compatível com a doença, porém sem confirmação laboratorial do agente etiológico. A classificação como caso presuntivo está condicionada à definição de caso.
Caso Secundário
Caso novo de uma doença transmissível, surgido a partir do contato com um caso-índice.
Caso Suspeito
Pessoa cuja história clínica, sintomas e possível exposição a uma fonte de infecção sugerem que possa estar ou vir a desenvolver alguma doença infecciosa.
Catarata
Opacificação do cristalino.
Cateter
Tubo sintético longo, fino e maleável, que se introduz dentro de um vaso para manobras de diagnóstico e tratamento.
Cateterismo
Introdução de um cateter dentro de um vaso.
Cavo
Significado oco, escavado, côncavo; aplica-se especialmente à deformidade do pé caracterizada por um exagero do arco plantar.
CBC
Carcinoma basocelular, câncer de pele mais freqüente.
CEC
Carcinoma epidermóide, câncer mais freqüente da mucosa em cabeça e pescoço, que também ocorre na pele.
Cefaléia
Dor de Cabeça.
Célula
Estrutura mínima organizada que funciona como a unidade que compõe os diferentes órgãos e tecidos do organismo. É composta basicamente por uma membrana citoplasmática, citoplasma e núcleo.
Centese
Perfuração por agulha ou trocarte. Empregada também como sufixo-centese, indicando punção ou perfuração cirúrgica da parte assinalada pelo primeiro elemento do termo. Ex.: abdominocentese, paracentese.
Cepa
População de uma mesma espécie descendente de um único antepassado ou que tenha espécie descendente de um único antepassado ou que tenha a mesma origem, conservada mediante uma série de passagens por hospedeiros ou subculturas adequadas. As cepas de comportamento semelhante chamam-se "homólogas" e de comportamento diferente "heterólogas". Antigamente empregava-se o termo "cepa" de maneira imprecisa, para aludir a um grupo de organismos estreitamente relacionados entre si, e que perpetuavam suas características em gerações sucessivas. Ver também CULTURA ISOLADA.
Ceratite
Inflamação da córnea.
Ceratocone

Córnea que assume a forma de um cone.

Ceratoplastia
Enxerto de córnea.
Cercária
Forma do Shistossoma mansoni, infectante para o homem (hospedeiro definitivo).
Cervicalgia
Dor na região cervical (parte posterior do pescoço).
Cervicite
Inflamação do colo do útero.
Cervicobraquialgia
Dor na região cervical que se irradia para o braço/antebraço.
Cianose
Cor azulada da pele devida à deficiência na circulação e oxigenação.
Ciatalgia
Dor na região do nervo ciático (parte lateral da coxa e posterior da perna).
Cifose (dor curvo)
Deformidade correspondente ao aumento da convexidade da coluna dorsal.
Cintilografia ou Mapeamento
Processo em que a substância radioativa vai se concentrar em determinado órgão que será analisado por aparelho especial (cintilógrafo, gama-câmara).
Cintilografia de Perfusão do Miocardio com Talio 201
Procedimento não invasivo realizado para avaliar a perfusão miocárdica durante o exercício e em repouso, comparativamente, administrando-se o elemento radioativo Tálio 201 por via venosa. O estudo da perfusão miocárdica possibilita avaliar a função do músculo cardíaco e diagnosticar isquemia do músculo decorrente de patologia da artéria coronariana.
Cintilografia Óssea
Exame imageológico da Medicina Nuclear caracterizado pela injeção endovenosa de radiofármaco (Tecnécio 99) visando avaliar o metabolismo ósseo.
Circulação Assistida
Utilização de aparelhagem especial paa manutenção de perfusão dos tecidos de todos os órgãos, incluindo o coração, sem aumentar os requerimentos da energia deste órgão.
Circulação Colateral
Circulação que se instala em órgãos ou parte dele através de anastomose (comunicação) dos vasos, quando o suprimento sangüíneo original está obstruído ou abolido.
Cirurgias Ablativas
Tipo de cirurgia em que se remove parte, ou todo, do órgão afetado pelo câncer.
Cirurgia Buco-maxilo-facial
Tratamento cirúrgico de doenças ou defeitos da região inferior da face e parte interna da boca.
Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Especialidade que trata malformações congênitas, tumores benignos e malignos da tireóide, paratireóide, glândulas salivares, boca, laringe, faringe, seios paranasais e tumores de pele da região cervical, face e do couro cabeludo.
Cirurgia Geral
Tratamento cirúrgico das hérnias, doenças do aparelho digestivo etc.
Cirurgia Torácica
Tratamento cirúrgico das doenças do tórax (exemplo: pulmões, traquéias, brônquios).
Cirurgia Vascular
Tratamento cirúrgico de vasos sangüíneos (veias, artérias e vasos linfáticos).
Cirrose
Doença hepática crônica caracterizada por alterações macro e microscópicas, com transformação nodular no fígado e resultante do processo cecatricial de reparação nodular.
Cistite
Processo inflamatório da bexiga, na maioria das vezes infecciona, de causa bacteriana, cujo tratamento é baseado no uso de antibióticos ou quimioterápicos adequados. Com menor freqüência a cistite tem como causa fatores imunológicos, radioterapia e outros.
Cisto
Lesão normalmente ovalada ou circular, com conteúdo líquido no seu interior.
Cisto Tireoglosso
Lesão cística congênita, localizada na linha média, normalmente acima do "pomo de Adão" , de tratamento cirúrgico.
Cisto Sinovial
Cisto da membrana que envolve as articulações (membrana sinovial).
Cisto Subcondral
Cisto localizado logo abaixo da cartilagem que protege o osso.
Citometria de Fluxo
Método laboratorial utilizado para definir o tamanho, morfologia e outras características de uma população de células. Muito utilizado na classificação das leucemias.
Citopatologia
Exame de laboratório de material de secreção ou líquidos do corpo.
Clínica Geral
Trata as doenças em geral e fornece orientação para as especialidades/tratamentos específicos.
Clone
População de organismos geneticamente idênticos, descendentes de uma única célula por reprodução assexuada. Nos parasitas da malária obtém-se o clone, em geral, a partir de formas eritrocíticas, por meio de uma técnica de diluição e cultura in vitro.
Cobertura Vacinal
Indicador que expressa a proporção da população-alvo que foi vacinada, medindo a capacidade de alcance das metas estabelecidas conforme a estratégia de vacinação. Para se obter a cobertura vacinal, são necessárias as seguintes informações: população-alvo, número de vacinados por idade, doses e área geográfica. A cobertura pode ser avaliada pelo método administrativo, analisando as informações obtidas no sistema de registro dos serviços de saúde e pelo método estatístico, que consiste em inquéritos ou levantamentos de campo, realizados através de entrevistas em uma adequada amostra de domicílios.
Coeficiente / Taxa
Relação entre número de eventos reais e os que poderiam acontecer, multiplicando-se o resultado dessa relação pela base referencial do denominador, que é potência de 10. Muito utilizado em saúde pública para indicar a relação (quociente) entre dois valores numéricos, no sentido de estimar a probabilidade da ocorrência ou não de determinado evento.
Coeficiente de Incidência
Constitui medida de risco de doença ou agravo, fundamentalmente nos estudos da etiologia de doenças agudas e crônicas. É a razão entre o número de casos novos de uma doença que ocorre em uma coletividade, em um intervalo de tempo determinado, e a população exposta ao risco de adquirir referida doença no mesmo período multiplicando-se por potência de 10, que é a base referencial da população.
Coeficiente de Mortalidade
Relação entre a freqüência absoluta de óbitos e o número dos expostos ao risco de morrer. Pode ser geral, quando inclui todos os óbitos e toda a população da área em estudo, e pode ser específico por idade, sexo, ocupação, causa de morte, etc.
Coeficiente de Prevalência
Coeficiente que mede a força com que subsiste a doença na coletividade. Expressa-se com a relação entre o número de casos conhecidos de uma dada doença e a população, multiplicando-se o resultado pela base referencial da população, que é potência de 10, usualmente 1 000, 10 000 ou 100 000.
Cofose
Perda total de audição.
Colecistectomia
Operação que retira a vesícula biliar.
Colectomia
Operação que retira parcial ou total o colon.
Colesterol
Substância existente normalmente no sangue, no cérebro e em todos os outros tecidos do organismo assim como na maior parte dos alimentos de origem animal.
Cólica
Dor abdominal de localização e intensidade variável descrita como sensação de torção ( espamo).
Colonização
Propagação de um microorganismo na superfície ou no organismo de um hospedeiro, sem causar agressão celular. Um hospedeiro colonizador pode atuar como fonte de infecção.
Colorações Específicas
Colorações outras que não as rotineiras de preparados histológicos e que se prestam para evidenciar agentes etiológicos ou componentes teciduais de forma mais definida. Existem em grande número e seu uso pode ser rotineiro ou eventual, dependendo do material a ser examinado.
Colostomia
Exteriorização do colo para desvio do trânsito intestinal.
Colposcopia
Exame do grau de normalidade da vagina e colo uterino.
Coma
Estado de privação da consciência em que não há reação de despertar mesmo com estimulação intensa.
Comissurotomias Valvares
Abertura cirúrgica das comissuras das valvas cardíacas possuidoras de estenose congênita ou adquirida (popularmente chamadas valvas entupidas). Esta abertura cirúrgica das valvas constitui na secção da fibrose que ocasiona a fusão das bordas comissurais das cúspides valvares.
Condição Hamartomatosa (ou Hamartoma)
Distúrbio de desenvolvimento caracterizado por uma maior proliferação de células maduras em região anatômica onde este tecido é normalmente encontrado.
Condiloma
Lesões verrugosas genitais benígnas causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV).
Congênere
Na terminologia química, qualquer substância de um grupo químico, cujos componentes sejam derivados da mesma substância-mãe, por exemplo, as 4-aminoquinaleínas são congêneres uma das outras.
Congênito
Que nasce com o indivíduo, que existe desde o nascimento ou até antes do mesmo; não adquirido.
Consolidação dos Dados
Consiste no agrupamento e distribuição dos dados segundo: número de casos; período de ocorrência por município, localidade, bairro e rua; faixa etária; semana epidemiológica; zona urbana/rural; antecedência vacinal; cobertura vacinal; hospitalização; complicações; coletas para amostras, etc.
Contágio
Sinônimo de transmissão direta.
Contaminação
Ato ou momento em que uma pessoa ou um objeto se converte em veículo mecânico de disseminação de um determinado agente patogênico.
Contato
Pessoa ou animal que teve contato com pessoa ou animal infectado, ou com ambiente contaminado, criando a oportunidade de adquirir o agente etiológico.
Contato Eficiente
Contato entre um suscetível e uma fonte primária de infecção, em que o agente etiológico é realmente transferido dessa para o primeiro.
Contratura
Contração muscular duradoura que provoca dor local.
Controle
Quando aplicado a doenças transmissíveis e alguns não transmissíveis, significa operações ou programas desenvolvidos com o objetivo de reduzir sua incidência e/ou prevalência em níveis muito baixos.
Contusão
Lesão corporal causada por trauma sem solução de continuidade.
Coorte
Grupo de indivíduos que têm um atributo em comum. Designa também um tipo de estudo epidemiológico, no qual se busca aferir a incidência de um determinado evento entre grupos expostos e não expostos ao fator de risco estudado.
Coproscopia
Diagnóstico realizado através do exame parasitológico de fezes.
Coronariografia
Exame do estudo dos vasos do coração, com passagem de cateter através de vaso sangüíneo de um membro (braço ou perna).
Cor-Pulmonale
Comprometimento cardíaco que decorre do efeito de hipertensão pulmonar sobre o ventrículo direito.
Credé, Método de
Instilação nas conjuntivas oculares do recém-nascido de solução a 1% de nitrato de prata visando infecções oculares.
Criopricipitado
Fator do sangue para tratamento da hemofilia.
Criostato, Micrótomo de Congelação
Aparelhos que permitem que, após resfriamento, os tecidos adquiram textura suficientemente dura para a obtenção de cortes finos. No micrótomo de congelação o resfriamento é conseguido através do gás carbônico. No criostato o micrótomo fica no interior de câmara frigorífica, regulável para a temperatura desejada.
Crioterapia
Tratamento que utiliza o frio para matar as células cancerosas. Existem vários métodos de crioterapia, utilizando-se gelo seco ou nitrogênio líquido.
Criptorquidia
Condição na qual o testículo está ausente no escroto detido em algum ponto do abdome ou região inguinal. O tratamento pode ser feito com medicamentos, mas na maioria das vezes requer cirurgia corretiva, a qual deve sempre que possível, ser realizada até os 4 anos de idade.
Cromossoma
Estrutura localizada no núcleo das células, composta de uma fita de DNA muito longa, associado a proteína, e que carrega toda a informação genética das caraterísticas hereditárias de um organismo.
Cromossoma Filadélfia
É o cromossomo derivado da translocação de um pedaço do cromossomo 9 para o cromossomo 22. Está associado, e provavelmente é a causa, de várias leucemias; por exemplo, em quase 50% dos casos, a leucemia aguda.
Cuidador
Indivíduo responsável pelos cuidados básicos do paciente como higiene pessoal, alimentação e administração de medicamentos.
Cultura de urina quantitativa
Onde uma quantidade determinada de urina é cultivada de forma que havendo crescimento de colônias de bactérias pode-se determinar o número de colônias por ml de urina.
Cultura Isolada
Amostra de parasitas não necessariamente homogêneos, sob a perspectiva genética, obtidos de um hospedeiro natural e conservados em laboratório mediante passagens por outros hospedeiros ou mediante a cultura in vitro. Dá-se preferência a esse termo em lugar de "cepa", de uso freqüente, mas um tanto impreciso.
Cura Radical
Eliminação completa de parasitas que se encontram no organismo, de tal maneira que fique excluída qualquer possibilidade de recidivas.
Curetagem Uterina
Procedimento utilizado para o esvaziamento da cavidade uterina através de instrumental cirúrgico denominado cureta.