Imprensa
Termos Médicos
Termos de Saúde Complementar
Termos Médicos
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
Hábito Intestinal
Maneira de funcionamento do intestino, freqüência de evacuações, consistência das fezes.
HDL
Abreviatura utilizada para denominar um tipo de proteína encarregada de transportar o colesterol sangüíneo, que se relaciona com menor risco cardiovascular. Também é conhecido como “Bom Colesterol”. Seus valores normais são de 35-50mg/dl.
Halitose
Presença de odor desagradável na cavidade oral.
Hallux
1º dedo do pé.
Hanseníase
Doença infecto-contagiosa crônica, produzida por uma bactéria chamada Bacilo de Hansen ou Micobacterium leprae, e caracterizada principalmente por alterações da pele e dos nervos periféricos. Dependendo da reação imunológica desenvolvida na pessoa infectada, podem estabelecer-se duas formas da doença, lepra lepromatosa e lepra tuberculóide. No passado, era muito temida, sendo o contato com pessoas portadoras desta doença absolutamente proscrito. Hoje, com o tratamento antibiótico adequado, os portadores desta doença podem fazer parte do convívio social normal, sem representar risco à população, desde que acompanhados por médico e em uso dos medicamentos, que são de uso prolongado
Hemácias Dismórficas
No exame do sedimento urinário, depósito obtido da urina por centrifugação, as hemácias podem se apresentar como ausentes, normais ou deformadas (dismórficas). Acredita-se que as hemácias dismórficas são aquelas que tiveram de atravessar uma membrana, por diapedese, para atingirem a urina.
Hemangioma
Tumor benigno formado de vasos sangüíneos. Existem 2 tipos principais; o angioma e o linfangioma, este último devido à proliferação de vasos linfáticos. Em geral ocorre em crianças e pode ter componente cutâneo ou interno. O termo é usado para denominar genericamente um grupo extenso de lesões vasculares que devem ser melhor chamados de: tumores vasculares da infância ou angiodisplasias. Anomalia congênita com proliferação de células do endotélio vascular.
Hematoma
Coleção de sangue e coágulos em alguma cavidade
Hematologia
Estudo das doenças do sangue.
Hematoma
Coleção de sangue e coágulos em alguma cavidade
Hematócrito
Exame de laboratório que expressa a concentração de glóbulos vermelhos no sangue.
Hematúria
Eliminação de sangue juntamente com a urina. Sempre é anormal e relaciona-se com infecção do trato urinário, litíase renal, tumores ou doença inflamatória dos rins.
Hemiparesia
Paralisia parcial dos músculos de uma metade do corpo (emprega-se o sufixo plegia quando a paralisia é total).
Hemiplegia
Paralisia da metade do corpo. Compromete a metade da face, braço e pernas do mesmo lado. Relaciona-se a infartos, hemorragias ou tumores do sistema nervoso central.
Hemofilia
Doença transmitida de forma hereditária na qual existe uma menor produção de fatores de coagulação. Como conseqüência são produzidos sangramentos por traumatismos mínimos, sobretudo em articulações (hemartrose). Sua gravidade depende da concentração de fatores de coagulação no sangue.
Hemodinâmica
Exame do coração, com passagem de cânula através de vaso sangüíneo de um membro (braço ou perna).
Hemoperitôneo
Presença de sangue na cavidade peritoneal.
Hemorragia Cerebral
Ocorre quando uma das artérias do cérebro se rompe inundando o cérebro de sangue. Este episódio geralmente é fatal.
Hemorróidas
Presença de dilatações dos vasos sangüíneos da região peri-anal que pode se acompanhar de prurido (coceira) e/ou enterorragia.
Hemorroidectomia
Operação para retirada de hemorróides.
Hemotorax
Presença de sangue na cavidade pleural.
Hemóstase
1) A detenção de uma hemorragia. 2) A detenção de um fluxo sangüíneo num vaso, órgão ou parte. Forma paralela: hemostasia.
Hemostasia
Mecanismo responsável pela manutenção do equilíbrio enre os fenômenos de formação e de lesão do coágulo sangüíneo.
Hemoglobina
Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
Hemólise
Doença na qual se produz a ruptura da membrana do glóbulo vermelho e perda de seu conteúdo (principalmente hemoglobina) para a corrente sangüínea. Pode ser produzida em algumas anemias congênitas ou adquiridas, como conseqüência de doenças imunológicas, etc.
Hemoptise
Eliminação de sangue vivo, vermelho rutilante, procedente das vias aéreas juntamente com a tosse. Pode ser manifestação de um tumor de pulmão, bronquite necrotizante ou tuberculose pulmonar.
Hemorragia
Perda de sangue para um órgão interno (tubo digestivo, cavidade abdominal) ou para o exterior (ferimento arterial). De acordo com o volume e velocidade com a qual se produz o sangramento uma hemorragia pode produzir diferentes manifestações nas pessoas, desde taquicardia, sudorese, palidez cutânea, até o choque.
Hepatite
Inflamação aguda ou crônica do fígado que pode ser causada por diversos agentes como vírus, álcool e medicamentos; pode ou não estar acompanhada de icterícia.
Hepatoma
Sensu lato: todo tumor primitivo do fígado.
Hepatomegalia
Aumento de volume do fígado.
Hérnia
Protusão da parede abdominal. As mais comuns são: inguinal (na virilha) geralmente de origem congênita e a umbilical.
Herpes Simples
Dermatovirose de quadro clínico variável, desde benigno até grave, causada por herpesvirus hominus tipo I e II.
Hidrartrose
Coleção líquida intra-articular.
Hidratação
Introdução de água no organismo.
Hidrocele
Acúmulo de líquido na bolsa escrotal.
Higroma
Tumor com origem em tecido linfático, presente desde o nascimento, também conhecido como linfangioma.
Hiperplasia Benigna da Prostata
É o aumento da glândula prostática, de natureza benigna, que ocorre nos homens após os 40 anos de idade. Pode causar obstrução e infecção do trato urinário. Deve ser diferenciado do adenocarinoma de próstata, tumor maligno, porém possível de cura quando diagnosticado precocemente.
Hipertensão Arterial Acelerada ou Maligna
Caracterizada por pressão arterial diastólica ou mínima em geral superior a 120 mmHg, presença de exudatos, hemorragias e/ou edema de papila, freqüentemente, no exame de fundo de olho e uma insuficiência renal aceleradamente progressiva, que conduz o paciente à morte em até 2 anos após o início do quadro, a menos que o paciente faleça antes de um acidente vascular cardíaco ou cerebral, ou seja, tratado precoce e convenientemente. Inicialmente o termo "acelerada" foi usado como sinônimo, em substituição ao termo maligna, para evitar confusão com processos tumorais malignos. Nos últimos anos alguns autores chamam hipertensão arterial acelerada aquela que se acompanha de exudatos e hemorragias ao exame de fundo de olho, reservando o nome hipertensão arterial maligna para os casos onde além de exudatos e hemorragias encontra-se edema de papila ao exame da retina através de um oftalmoscópio.
Hipertensão Arterial Sistólica Dominante
É a condição onde as duas pressões, sistólica e diastólica, estão aumentadas com aumento predominante da pressão sistólica. Ocorre em várias condições, especialmente com a idade avançada.
Hipertensão Arterial Sistólica Pura ou Isolada
Nesta forma de hipertensão apenas a pressão arterial sistólica ou máxima encontra-se aumentada, permanecendo a pressão diastólica ou mínima normal ou até diminuída. A incidência de hipertensão arterial sistólica aumenta com a idade mas esta não é a única causa conhecida de hipertensão sistólica, embora seja a mais comum.
Hipertensão Portal
Síndrome caracterizada por aumento dos níveis pressóricos do sistema porta hepático, com conseqüente desvio do sangue portal para fora do fígado. A principal tradução anatômica desse desvio é representada pelo aparecimento das varizes esofágicas.
Hipertensão Pulmonar
Pressão aumentada na circulação pulmonar ocasionada por diversas doenças.
Hipertensão Renovascular
A hipertensão arterial tem como uma das possíveis causas a estenose das artérias renais ou de seus ramos, situação este denominada hipertensão renovascular. O tratamento cirúrgico pode permitir a cura, evitando-se as complicações da hipertensão arterial e o uso de medicamentos por toda a vida.
Hipertireoidismo
Quando a glândula tireóide funciona mais do que o normal.
Hipertrofia
Aumento.
Hipo
Prefixo de origem grega significando abaixo e indicando insuficiência, diminuição ou posição inferior. Ex: Dieta hipoproteíca (com menor quantidade de proteína).
Hipospadia
É um defeito congênito no pênis, onde o meato (abertura) uretal pode estar localizado em qualquer ponto ao longo da haste peniana ou no períneo. A correção é sempre cirúrgica podendo ser necessária mais de 1 intervenção para obtenção de bom resultado.
Hipotireoidismo
Quando a glândula tireóide funciona menos do que o normal.
Hipoxemia
Baixa concentração de oxigênio no sangue.
Histiocitose
É uma doença de células de Langerhans, que é uma célula específica. Um "borderline" entre câncer e não-câncer. É uma doença de células de defesa (linfocito-histiocito).
Homeopatia
Tratamento através de medicina naturalista/homeopática.
Hospedeiro
Organismo simples ou complexo, incluindo o homem, que é capaz de ser infectado por um agente específico.
Hospedeiro Definitivo
É o que apresenta o parasita em fase de maturidade ou em fase de atividade sexual.
Hospedeiro Intermediário
É o que apresenta o parasita em fase larvária ou assexuada.