Imprensa
Termos Médicos
Termos de Saúde Complementar
Termos Médicos
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
Rabdomiossarcoma
Tumor maligno derivado (que se forma...) das fibras musculares estriadas.
Radiações Ionizantes
Aquelas que têm energia suficiente para liberar elétrons da estrutura atômica, como, por exemplo; os raios gama, raios X, partículas beta, partículas alfa etc.
Rádio
Osso Situado no antebraço.
Radiografia Simples
Radiografias obtidas sem o auxílio de meios de contraste (substâncias que podem ser ingeridas ou injetadas).
Radiografia Contrastadas
Radiografias obtidas após o paciente ter recebido substâncias de contraste (bário, compostos iodados).
Radioisótopo
Isótopo ( átomos do mesmo elemento ) radioativo obtido artificialmente de um elemento não radioativo.
Radiologia
Estudo das radiações e do seu emprego para diagnósticos ou tratamento.
Radiologia Intervencionista
Procedimento radiológico através de cateteres e sondas que pode substituir intervenções cirúrgicas.
Radiodiagnóstico
Uso de radiações (geralmente raios-x) para fins de diagnóstico.
Radiculite
Inflamação da raiz de um nervo, em geral produzida por uma lesão mecânica, metabólica ou imunológica. Manifesta-se por dor na área coberta pelo nervo afetado.
Radioterapia
Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
Raiva
Doença infecciosa freqüentemente mortal, transmitida ao homem através da mordida de animais domésticos e selvagens infectados e que produz uma paralisia progressiva juntamente com um aumento de sensibilidade perante estímulos visuais ou sonoros mínimos.
Rash
Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
Recidiva
Reaparecimento da mesma doença.
Refluxo gastroesofágico
Presença de conteúdo ácido proveniente do estômago na luz esofágica. Como o dito órgão não está adaptado fisiologicamente para suportar a acidez do suco gástrico, pode ser produzida inflamação de sua mucosa (esofagite).
Refluxo Vesico-uretal
Condições patológica na qual a urina contida na bexiga retorna ao rim, contra o fluxo normal, podendo levar a danos renais irreversíveis. É mais comum em crianças, sendo que o tratamento pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo de cada caso.
Regurgitação
Presença de conteúdo gástrico na cavidade oral, na ausência do reflexo de vômito. É muito freqüente em lactentes.
Reabilitação pulmonar
Realização de recondicionamento pulmonar e sistêmico para a re-adaptação do paciente com problemas pulmonares para as atividades da vida cotidiana.
Reanimação cardiopulmonar
Conjunto de manobras que tendem a recuperação da ação normal do coração (massagem cardíaca + ventilação pulmonar).
Reanimação do RN
Procedimento que visa desobstruir as vias aéreas superiores cheia de líquido amniótico e secreções. Para tanto utiliza-se de um aspirador à vácuo, adequado as condições do RN.
Remissão
Redução da neoplasia eventualmente a níveis normais, após tratamento.
Repleção
Predomínio relativo do peso sobre a estatura; aspecto de criança gorducha.
Respiração artificial
Tipo de apoio à função respiratória que utiliza um instrumento eletromecânico (respirador artificial), capaz de insuflar de forma cíclica volumes pré-determinados de ar com alta concentração de oxigênio através dos brônquios.
Ressecção
É a remoção, total ou parcial, de um órgão ou parte de um corpo. É uma operação um pouco maior que uma exérese.
Ressecções pulmonares
Remoção cirúrgica de um pulmão (pneumectomia), de um de seus lobos (lobectomia) ou de um de seus segmentos (segmentectomia) quando afetados por lesões irrecuperáveis clinicamente ou por tumores malignos.
Ressonância Magnética
Método de diagnóstico que usa o campo magnético e ondas de radiofrequência para obtenção de imagens para diagnóstico
Retalho
Pedaço de músculo, pele ou órgão que é transferido para correção de defeitos após cirurgias.
Retinoblastoma
Tumor maligno derivado das células primitivas da retina. São mais freqüentes em crianças na faixa etária de até 03 anos de idade.
Retossigmoidoscopia
Exploração visual do reto e da porção terminal do intestino grosso através de um instrumento de fibra óptica (retossigmoidoscópio). Permite também a obtenção de biópsias da mucosa intestinal.
Reumatismo
Termo que é utilizado em geral para se referir ao conjunto de doenças inflamatórias e degenerativas que afetam as articulações e estruturas vizinhas.
Reumatologia
Tratamento das doenças reumáticas em geral ( exemplo: reumatismo ).
Revascularização do miocário
Método cirúrgico destinado a aumentar o fluxo sangüíneo para regiões do miocárdio onde o mesmo é deficiente devido a obstrução de sua artéria coronária ocasionada por placas de ateroma. Para isso pode-se utilizar a artéria mamária interna (anastomose mamária-coronária) ou um segmento de veia safena (ponte de safena).
Rinite
Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
Risco epidemiológico para desnutrição
Percentil do peso abaixo de 10.
Rotura prematura das membranas
É a rotura das membranas ovulares ( âmnio e corion ) com saída de líquido amniótico antes do início do trabalho de parto.
RNA
Molécula de ácido nucléico, de fita simples, também composto de bases nitrogenadas, que representa a cópia fiel da informação genética contida no gene. A seqüência das bases nitrogenadas do RNA é traduzida, no citoplasma das células, para determinar a seqüência de aminoácidos de uma proteína. No RNA a Base T é substituída pela Base U.
RPA
Recuperação pós-anestésica, onde se recuperam os pacientes após a anestesia.
RPO
Recuperação pós operatória, local onde se recuperam os pacientes mais graves após a cirurgia.
Rx.
Abreviatura de radiografia.
Ressincronização Cardíaca

É  uma modalidade de estimulação cardíaca artificial que tem o propósito de corrigir alterações da contração do coração em pacientes com insuficiência cardíaca avançada, por meio do implante de um dispositivo cardíaco  eletrônico : o ressincronizador cardíaco  ( um  marcapasso artificial ) , associado ou não ao desfibrilador implantável .

Revascularização miocárdica ( ponte safena)

É  a cirurgia  que usa uma parte da veia safena da perna para desviar sangue da aorta (principal artéria do corpo, que sai do coração) para as artérias coronárias (que irrigam o coração). São também utilizadas as artérias radial (braço) e mamária (tórax).

O nome completo da cirurgia é cirurgia de revascularização miocárdica (referente ao miocárdio, músculo que irriga o coração) por ponte de safena aorto-coronária. Os tipos existentes só dependem de qual artéria coronária receberá a safena. Esta operação está indicada para aqueles pacientes que tem comprometimento da irrigação cardíaca (isquemia) por obstrução de artérias, com risco de enfarte (morte do músculo cardíaco por falta total de irrigação sangüínea). A doença arterial coronariana é causada pelo acúmulo de substâncias gordurosas ateromas  nas paredes das coronárias (do coração). Com o passar do tempo, esse acúmulo causa o enrijecimento e estreitamento das paredes internas das artérias coronárias, limitando o suprimento de sangue rico em oxigênio para o músculo do coração, o que pode causar dor no peito angina  ou aumentar seu risco de sofrer um ataque cardíaco. Caso desenvolvido esse acúmulo de gordura nas artérias coronárias, o médico pode recomendar uma angioplastia coronariana ou cirurgia de revascularização  do miocário, para remover o depósito de gordura ou substituir as artérias lesadas.