Imprensa
Termos Médicos
Termos de Saúde Complementar
Termos Médicos
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
Dacriocistite
Inflamação do saco lacrimal.
Daltonismo
Alteração congênita da visão de certas cores, especialmente para distinguir o vermelho e o verde.
Decortinação Pulmonar
Remoção da pleura parietal e da pleura pulmonar quando acometidas de intensa fibrose que impede a expansão do pulmão e da caixa torácica impedindo portanto a insuflação pulmonar.
Deglutição
Passagem dos alimentos desde a boca até o esôfago. É um mecanismo em parte voluntário e em parte automático (reflexo) que envolve a musculatura faríngea e o esfíncter esofágico superior.
Delírio
Alteração aguda da consciência ou da lucidez mental, provocado por uma causa orgânica.
Delirium tremens
Variedade de delírio associado ao consumo ou abstinência de álcool.
Demência
Deterioração irreversível e crônica das funções intelectuais de uma pessoa.
Dengue
Infecção viral aguda transmitida para o ser humano através da picada do mosquito Aedes aegypti, freqüente em regiões de clima quente. Caracteriza-se por apresentar febre, cefaléia, dores musculares e articulares e uma erupção cutânea característica. Existe uma variedade de dengue que é potencialmente fatal, chamada dengue hemorrágica.
Deontologia Médica
Estudo e codificação dos deveres do médico.
Dermatite
Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias,
Dermatite Seborrêica
Doença crônica, freqüente, não contagiosa, que se localiza em áreas onde há maior número de glândulas sebáceas.
Dermatologia
Tratamento das doenças da pele.
Dermatomicoses
Afecções causadas por várias espécies de fungos, localizadas na superfície da pele.
Dermatomo
Aparelho usado para retirar os enxertos da área doadora.
Dermatose
Doença que afeta a pele e seus anexos (pêlos, cabelos e unhas).
Derrame
Acúmulo anormal de líquido em qualquer cavidade ou órgão (derrame pleural, derrame pericárdico, derrame cerebral).
Derrame Pleural
É o acúmulo de líquido no espaço pleural (tórax).
Debridante (Substância)
Cicatrizante.
Debulking
Ressecções.
Deleção Cromossômica
Perda de uma determinada região de um cromossomo, pode ocorrer durante a divisão celular, resultando na perda de informações genéticas.
Desbridar
Seccionar os tecidos para ampliar uma ferida com a finalidade de exploração cirúrgica.
Desbridamento
1) Secção de bridas construtivas. 2) Limpeza mecânica de uma ferida infectada, pela remoção de toda a matéria estranha e tecidos desvitalizados nela contidos.
Desfibrilador Implantável
Procedimento que consiste na implantação de aparelho no tórax do paciente, capaz de automaticamente corrigir arritmias graves através de descargas elétricas, evitando o agravamento de suas condições clínicas e em muitas ocasiões até o óbito.
Desidratação
Perda anormal de líquido do organismo. A desidratação começa quando a quantidade de líquidos ingerida é inferior àquela que é eliminada através da urina, da respiração, da transpiração e das fezes. A desidratação surge freqüentemente em conseqüência de vômitos, diarréia ou perda sangüínea.
Desnutrição
Deficiência de nutrientes que compromete o adequado estado nutricional do indivíduo.
Diabete Melino
Doença sistêmica, metabólica, crônica, causada por deficiência de insulina.
Diabetes
O diabetes é uma doença caracterizada pela inabilidade do corpo em produzir ou responder à produção de insulina para manter níveis adequados de glicemia. Existem dois tipos principais de diabetes. O tipo 1, ou diabetes insulinodependente, é uma condição que aparece como conseqüência da destruição auto-imune das células beta do pâncreas. Como o organismo não pode produzir insulina, ele não é capaz de regular a glicemia, levando à hiperglicemia em indivíduos não tratados. Os diabéticos do tipo 1 devem monitorizar a sua glicemia e aplicar quantidades exógenas de insulina para manterem-se sadios. O diabetes do tipo 2, também conhecido como diabetes não-insulinodependente ou diabetes de início no adulto é uma forma de diabetes que geralmente acomete indivíduos acima dos 40 anos de idade. O diabetes do tipo 2 pode aparecer devido à resistência à ação da insulina ou porque o organismo não consegue produzir insulina suficiente para manter a euglicemia. Geralmente esses dois fatores são responsáveis pelo aparecimento da doença. Os diabético do tipo 2 podem controlar a glicemia por meio de dieta e exercícios e também com insulina e medicações orais. (www.diabetesnoscuidamos.com.br)
Diáfise
Corpo dos ossos longos; corresponde à porção mais ou menos cilíndrica, situada entre ambas as epífises.
Diarréia
Aumento no número e na quantidade de fezes eliminadas diariamente, como consistência diminuída, que varia entre pastosas e liquefeitas.
Diérese
Divisão, separação de tecidos orgânicos, acidental ou cirúrgica, sem perda de substância.
Dieta
Ingestão habitual de alimentos que se faz visando preencher as necessidades do indivíduo sadio ou enfermo (incluindo ou excluindo alimentos) Ex: Dieta hipocalórica, Dieta rica em ferro, Dieta sem resíduos, Dieta para diabetes.
Dietética
Ciência da alimentação equilibrada, que contribui para manter a saúde.
Dietoterapia
Tratamento exclusivo ou como fator auxiliar do tratamento de doenças através da alimentação.
Digestão
Processo pelo qual os alimentos se transformam em elementos mais simples, para que possam ser absorvidos pela corrente sangüínea e darem origem a produção de energia , à reestruturação dos tecidos e ao crescimento. A digestão realiza-se no tubo digestivo, é composto pela boca, o estômago, o intestino delgado, intestino grosso e o cólon (incluindo pâncreas e fígado).
Disartrofonia
Articulação imperfeita da fala devido à distúrbio de controle muscular resultante de lesão no sistema nervoso central (SNC) ou no sistema nervoso periférico (SNP).
Discopatia
Qualquer alteração do disco que se localiza entre as vértebras (que tem função " amortecedora").
Disfonia
Qualquer dificuldade ou alteração da fala.
Displasia
Distúrbio de desenvolvimento.
Displasia Mamária
Doença benigna da mama (dor e/ou cistos da mama).
Dissecção da Aorta
Dilatação da túnica média e externa da aorta que se faz mais ou menos agudamente, resultante da rotura do endotélio arterial num ponto do vaso onde a túnica média e interna foram lesadas por moléstia infecciosa ou degenerativa.
Disfagia
Dificuldade para se alimentar.
DNA Genômico
Molécula de ácido nucléico de fita dupla, composto de quatro bases nitrogenadas. O DNA genômico é encontrado no núcleo das células, sob forma de cromossomas. Todas as nossas características físicas também são guardadas no DNA genômico.
Doenças Benignas
Doenças não cancerosas e que, portanto, não invadem os tecidos adjacentes nem se espalham para outras partes do corpo.
Doença de Alzheimer
Transtorno Mental Orgânico, que recebeu o nome do psiquiatra alemão Alois Alzheimer, após a descrição que ele fez de alguns casos no início deste século. A doença de Alzheimer é considerada uma doença única, com dois sub-tipos: pré-senil ou precoce (com início antes dos 65 anos), e senil ou tardia (com início após os 65 anos). Os principais sintomas são esquecimentos, dificuldade de concentração, desorientação no tempo e no espaço, dificuldade para encontrar palavras e para nomear objetos, dificuldade para fazer cálculos e desenhos simples. Os pacientes podem, também, apresentar alterações de personalidade, idéias exageradas de desconfiança ou ciúmes, alterações da percepção (ilusões, alucinações e falsos reconhecimentos), e alterações do comportamento (como agressividade). O início desta doença é lento e sua evolução progressiva. Atualmente, existem tratamentos farmacológicos e psicossociais que podem aliviar os sintomas, ou ao menos retardar a sua progressão, principalmente se instituídos no início da evolução. (C. M. C. BOTTINO)
Doença de Coats
É um depósito de gordura no olho que dá um reflexo esbranquiçado. Deve ser feito um diagnóstico diferencial com Retinoblastoma.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
Limitação crônica ao fluxo aéreo causada por bronquite crônica e ou enfisema.
Doença Pulmonar Ocupacional
Doença pulmonar causada por inalação de agentes presentes no ambiente de trabalho.
Doença Residual Mínima
É a permanência de células tumorais viáveis após o termino do tratamento em quantidades mínimas.
DORT
Doença Ocupacional Relacionada ao Trabalho.
Dorsalgia
Dor nas costas, na parte posterior do tórax.
DPOC
Bronquite crônica.
DPP
Deslocamento prematuro da placenta normoinserida antes da expulsão do feto, causando hemorragia materna.
Drenagem Pleural
Método cirúrgico destinado a remoção de ar ou de líquidos patológicos acumulados no interior das cavidades pleurais (espaço situado entre pulmão e caixa torácica), utilizando drenos especiais (tubos de borracha ou de plástico) cujas extremidades são introduzidas nestas cavidades através da parede torácica.
Dreno
Tubo, de silicone, plástico, borracha ou outro material, utilizado para direcionar coleções.
Drogas Mielossupressoras
Drogas que inibem a medula óssea.
Dubowitz, Método de
Outro sistema de avaliação de idade gestacional.
Ductografia
É a mamografia contrastada. Indicada para quando houver secreção sanguinolenta ou transparente, por um único orifício.
Duodenopancreatectomia
Operação que retira parte do estômago duodeno e pâncreas.