Imprensa
Termos Médicos
Termos de Saúde Complementar
Termos Médicos
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
Má nutrição
Qualquer transtorno da alimentação tanto por excesso quanto por falta da mesma.A qualidade dos alimentos deve ser balanceada de acordo com as necessidades fisiológicas de cada um.
Macronutrientes
São nutrientes necessários ao organismo em maiores quantidades. Exemplos de macronutrientes, são os carboidratos, proteínas e lipídios. A unidade de medida é o grama ( g ).
Mal asmático
Crise de asma refratária a administração de medicação habitual e de reversão mais lenta.
Mamografia
Estudo radiológico que utiliza uma técnica especial para avaliar o tecido mamário. Permite diagnosticar tumores benignos e malignos em fase inicial na mama. É um exame que deve ser realizado por mulheres, como prevenção ao câncer.
Mamógrafo
Aparelho usado na realização de exame radiológico de mamografia.
Marcapasso
Dispositivo eletrônico utilizado para proporcionar um estímulo elétrico periódico para excitar o músculo cardíaco em algumas arritmias do coração (ver). Em geral são implantados sob a pele do tórax.
Marasmo
Desnutrição com emagrecimento acentuado.
Marcadores Tumorais
Substâncias produzidas principalmente por tumores e liberadas na circulação, cuja dosagem quantitativa, pode dar indícios da situação do tumor. Não faz o diagnóstico de câncer. É um indicativo da progressão do tumor.
Mastectomia
Cirurgia através da qual extirpa-se parte ou a totalidade da mama. Pode estar indicada como tratamento do câncer de mama.
Mastite
Inflamação da mama. Manifesta-se por dor, secreção purulenta pelo mamilo, vermelhidão local e febre. Geralmente é produzida durante o puerpério, na amamentação, por infecção bacteriana.
Mastologia
Tratamento cirúrgico ou não das doenças das mamas.
Mastologista
Médico especialista nas doenças das mamas.
Mastócito
Célula granular do tecido conjuntivo, contém grânulos grosseiros, basófilos e metacromáticos; acredita-se que contenham heparina w histamina.
Mecônio
É o conteúdo intestinal do feto, de cor esverdeada (rico em bileverdina) e que quando presente no líquido amniótico freqüentemente se associa ao sofrimento fetal.
Medicina do Trabalho
Área de atuação médica, integrada com outras ciências da saúde, que visa à preservação da saúde do trabalhador, com aspectos preventivos, curativos e de reabilitação e readaptação profissional.
Medicina Legal
Ramo da Medicina que oferece subsídios para a elaboração ou aplicação de Leis. O conhecimento médico-biológico é necessário para a elaboração de normas, códigos e regulamentos, como é o caso do conceito de aborto, de "loucura" ou de morte. Ele também é utilizado para a instrução de processos judiciais e de inquéritos policiais, sendo externado através dos laudos médico-periciais.
Medicina Nuclear
Uso de isótopos radiotativos para diagnóstico através da imagem (cintilografia ou mapeamento) ou técnicas de laboratório radioimunensaio.
Medicina Social
Ramo da Medicina que visa a solução de problemas sociais.
Medula Espinal
Parte do sistema nervoso central contida no canal vertebral.
Megacólon
Dilatação anormal do intestino grosso, produzida por defeitos congênitos (megacólon congênito ou doença de Hischprung) ou adquiridos (megacólon tóxico, hipotireoidismo, doença de Chagas, etc.) Associa-se à constipação persistente e episódios de obstrução intestinal.
Melanócitos
Células da pele que produzem o pigmento melanina.
Melanoma
Tumor maligno da pele, pigmentada devido à proliferação dos melanócitos. Está muito relacionado à exposição solar.
Melanócito
É a célula responsável pela fabricação do pigmento (melanina).
Melanoderma
Aumento anormal da quantidade de melanina na pele, devido ao aumento de produção de melanina pelos melanócitos normalmente presentes ou ao aumento da quantidade dos melanócitos e produção de manchas hiperpigmentadas.
Melena
Eliminação de fezes de cor negra que indica presença de sangue digerido no conteúdo fecal. Nesta condição as fezes adquirem consistência pastosa e odor bastante fétido.
Membrana basal do glomérulo
A membrana basal do glomérulo é dividida em duas partes, visceral e parietal, cada uma continuando-se na outra. O folheto parietal faz parte da cápsula que envolve o glomérulo e o folheto visceral envolve a periferia de cada capilar arteriolar glomerular, exceto na sua face mesangial.
Membrana basal dos túbulos
É a continuação do folheto parietal da membrana basal glomerular renal e envolve totalmente os túbulos renais.
Membranas Hialinas, Doença de
O mesmo que síndrome de angustia respiratória idiopática (SARI); doença das primeiras horas de vida de pequenos prematuros traduzida por intensa dificuldade respiratória com retrações da caixa torácica, e na qual alvéolos pulmonares e bronquíolos terminais se apresentam revestidos por membranas hrialinas.
Meningite
Inflamação das membranas que envolvem o sistema nervoso central.
Menisco
Tecido cartilaginoso localizado no interior do joelho.
Menopausa
Época da última menstruação ou período que antecede ou sucede a última menstruação.
Metabolismo Basal
Quantidade mínima de energia que o corpo gasta em repouso e estado de jejum ( para manter a temperatura corpórea, respiração, transpiração, circulação ).
Metabolismo dos Alimentos
Conjunto de modificações químicas necessárias para a produção de energia.
Metabólitos
Subprodutos da quimioterapia.
Metástase
A presença de câncer em outros tecidos ou órgãos à distância do tumor primário. A metástase é uma característica de todos os cânceres. Se dá através do sistema circulatório (sangüíneo e linfático). Na cavidade do abdômen e tórax acontece através da implantação das células tumorais.
Metástase hepática
Tumor maligno localizado no fígado, mas primitivo de outro órgão.
Método não invasivo
Recurso para diagnóstico ou tratamento que não implica em contato com sangue.
Métodos Dialíticos
Hemodiálise, diálise peritoneal, hemoperfusão; métodos que substituem o rim lesado para filtração e eliminação de substâncias tóxicas e eletrólitos, normalmente realizados pelo rim normal.
Mialgia
Dor muscular.
Mielite
Inflamação da medula espinal.
Microcalcificações
Presença de partículas de cálcio, visíveis na imagem radiológica. São mais freqüentes na mama e de acordo com suas características e distribuição estão associadas ao câncer.
Microcirurgia
Intervenção cirúrgica praticada com o auxílio do microscópio sobre uma estrutura viva muito pequena, por vezes sobre uma célula. Ex: Microcirurgia do ouvido ou da laringe. Sinônimo: Microdissecção.
Micromelia
Membros curtos. Pode ser: rizomélica, mesomélica e acromélica.
Micronutrientes
Nutrientes necessários ao organismo em pequena quantidade Exemplos de micronutrientes são: Vitaminas e sais minerais. A unidade de medida é miligrama ou micrograma.
Micrótomo e Ultra-Micrótomo
Aparelhos para cortes de tecido emblocados em parafina ou plástico, dotados de suporte onde o bloco é fixado, com avanço automático regulável para a micragem desejada. O corte é feito com navalhas especiais. O mais usado na rotina de cortes de parafina é o micrótomo rotativo do tipo Minot.
Mieloma Múltiplo
Câncer dos ossos.
Miopatia
Qualquer doença muscular.
Miosite
Inflamação dos músculos.
Monoplagia
Paralisia de um membro.
Morbidade
Capacidade de causar danos.
Mucosite
Inflamação das mucosas.
Mutação (Mutações)
Alterações que podem ocorrer nas moléculas de DNA que determinam a mudança de uma determinada base nitrogenada. Caso esta alteração de base ocorra dentro da seqüência que carrega a informação genética (gene), esta mutação poderá determinar uma mudança de aminoácido na proteína codificada. Esta mudança de aminoácido na proteína poderá determinar alterações funcionais na proteína (maior ou menor atividade metabólica ou mesmo a perda da função).
Miocardiopatia

No sentido literal quer dizer, doença  do músculo do coração,  é a deterioração da função do miocárdio ( o músculo do coração) por alguma razão. Pessoas com miocardiopatia estão sempre sofrendo o risco de uma arritimia,  morte cardíaca súbita ou ambos.

Miocardiopatia Dilatata (MCD)

Indica um grupo de doenças cardíacas nas quais os ventrículos dilatam , sendo incapazes de bombear um volume de sangue suficiente para suprir as necessidades metabólicas do organismo , acarretando o quadro de  insuficiência cardíaca.