Imprensa
Termos Médicos
Termos de Saúde Complementar
Termos Médicos
A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
Vacina
Tratamento à base de bactérias, vírus vivos atenuados ou seus produtos celulares, que têm o objetivo de produzir uma imunização ativa no organismo para uma determinada infecção.
Vaginite
Inflamação da mucosa que recobre a vagina. Em geral é devido a uma infecção bacteriana ou micótica. Manifesta-se por ardor, dor espontânea ou durante o coito (dispareunia) e secreção mucosa ou purulenta pela mesma.
Valgo
Torcido, desviado ou deformado lateralmente.
Válvula cardíaca
Estrutura normal que separa as cavidades e grandes vasos cardíacos, assegurando que o fluxo de sangue produza-se apenas em um sentido. Pode ser sede de doenças infecciosas (endocardite bacteriana) ou auto-imunes (endocardite reumática).
Valvulopatia
Doença adquirida ou congênita de uma válvula cardíaca. A alteração resultante pode ser manifestada por uma diminuição da abertura da mesma (estenose), pela incapacidade de fechamento da mesma (insuficiência) ou por uma combinação dos dois tipos de defeitos.
Valvoplastia
Procedimento utilizado para tratamento de doenças obstrutivas valvares, tais como, pulmonar, aórtica e mitral. Consiste na dilatação da obstrução detectada por estudo hemodiâmico, através de cateter balão que se insufla no local desta, abrindo as bridas cicatriciais que provocaram a estenose ou movimentando as válvulas imobilizadas pelo cálcio.
Varicela
Doença viral freqüente na infância e caracterizada pela presença de febre e comprometimento do estado geral juntamente com a aparição característica de lesões que têm vários estágios. Primeiro são pequenas manchas avermelhadas, a seguir formam-se pequenas bolhas que finalmente rompem-se deixando uma crosta. É contagiosa, mas normalmente não traz maiores conseqüências à criança. As bolhas e suas crostas, se não sofrerem infecção secundária, não deixam cicatriz.
Varicocele
Dilatação venosa do cordão espermático. Em geral é assintomática e manifesta-se pelo aumento de tamanho da bolsa escrotal, mas podem ser dolorosas e causar infertilidade.
Varizes
Dilatação anormal de uma veia. Podem ser dolorosas ou causar problemas estéticos quando são superficiais como nas pernas. Podem também ser sede de trombose, devido à estase sangüínea.
Variação secular do crescimento
Fenômeno através do qual cada geração é um pouco mais alta do que a geração anterior. Causas desconhecidas, mas possivelmente devido a fatores ambientais.
Varizes esofágicas
Formações venosas ectaziadas do plexo submucoso do esôfago, que só ocorrem em portadores de hipertensão portal, podem romper-se e constituem-se no principal local de sangramento digestivo nesses indivíduos.
Varo
Torcido, desviado ou deformado medialmente.
Vasculite
Inflamação da parede de um vaso sangüíneo. É produzida por doenças imunológicas e alérgicas. Seus sintomas dependem das áreas afetadas.
Veia
Vaso que traz o sangue de um determinado órgão ou segmento do corpo, para o coração.
Venóclise
Punção venosa.
Verruga vulgar
Lesão benigna da pele, produzida por um vírus denominado HPV (Vírus do Papiloma Humano) de forma elevada e superfície áspera, sem alterações na coloração normal.
Ventilação mecânica
Ventilacão e oxigenação dos pacientes portadores de insuficiência respiratória aguda com auxílio de um ventilador mecânico e ou respirador.
Ventilação não invasiva
Auxílio ventilatório através da admistração com pressão posivitiva através de máscaras para pacientes portadores de insuficiência respiratória aguda.
Ventiladores mecânicos
Máquinas utilizadas para administrar pressão positiva e oxigênio com o intuito de auxiliar a ventilação e oxigenação de pacientes portadores de insuficiência respiratória aguda.
Vermes
São os causadores da maioria das parasitoses intestinais e de algumas doenças sistêmicas como, por exemplo, a esquistossomose.
Verrugas
Proliferações epiteliais benignas, contagiosas, de pele e mucosas, de aspecto clínico variável, produzidas por vírus.
Vesicante (drogas)
(Drogas) que causam vesículas.
Vesícula biliar
Víscera oca, saculiforme, localizada sob o fígado que armazena e concentra a bile antes de lançá-la no duodeno, via ducto colédoco (via biliar principal).
Vírus
Microrganismos causador de doenças tais como a gripe, as hepatites, o resfriado, a AIDS; geralmente não são sensíveis aos antibióticos comuns.
Vírus oncogênicos
Vírus envolvidos na gênese de tumores.
Vitiligo
Lesões acrômicas de tamanho, configuração e topografia variáveis adquiridas.
Vômito
Descarga de conteúdo do estômago através da boca. A ingestão de alimentos contaminados ou em quantidade excessiva situa-se entre as causas mais freqüentes de vômitos.